Projeto Lerelena

Projeto Lerelena

Em homenagem ao centenário do nascimento da poeta paranaense Helena Kolody iniciamos o Projeto Lerelena.

Nove poetisas do sul brasileiro se propoem ao desafio de ler relendo (ler helena) e interInvencionar. A proposta é confluir e colidir a nossa letra com a dela, helena. As interInvenções serão sempre sensibilizadas por poemas seus. Nesta primeira etapa partiremos de nove poemas que serão postados a cada sexta-feira.


Miragem no caminho (Helena Kolody)

Perdeu-se em nada,

caminhou sozinho,
a perseguir um grande sonho louco.

(E a felicidade
era aquele pouco
que desprezou ao longo do caminho.)



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Viagem do (des)cobrimento 3 - Tiradentes é arte

Cada Maria brasileira tem seu drink preferido, sua pedra, sua cor, sua comida, sua paixão!!!!! Minha paixão é estar por trás das palavras cor de vinho tinto, vinho tinto, sempre tinto.....

Em nossas andanças vivemos o Barroco e suas peculiaridades, e seus diferentes tons.... Em Tiradentes chocamos na Matriz de Santo Antonio, chocamos mesmo!!!!! Vejam as fotos  fotos!!!!! Nas sextas e sábados tem concertos ao órgão contruido no século XVIII, de chorar com tanta coisa junta!!!!! Até Lápiz Lazuli e Onix ficaram arrepiadas!!!! Agata queria sair correndo de pavor!!!!

Ainda em Tiradentes conhecemos a galeria do artista inglês David Smyth que está morando em Tiradentes. Lá falamos o artista Carlos Moraes que nos apresentou o contador de causos Tião Paineira, uma figura de Tiradentes. Dá só um look num texto que eu achei na internet sobre um viajante desconhecido que conheceu nosso tião:

"Vi e ouvi coisas maravilhosas é claro. Mas nada do que vi e ouvi, ficou mais dentro de mim que uma pessoa da cidade de Tiradentes. Nosso primeiro contato foi na praça, era sábado. Eu já o conhecia de nome, e sabia que era especial, mas não sabia o quanto.
Anos ouvindo amigos e amigas falarem como era especial o senhor Tião Paineira. Eu fiquei vinte e oito dias nas Minas Gerais. Seu Tião Paineira vai ficar dentro de mim para sempre. “um veio caminhão de um olho só”. É como ele se define.

Perdeu a vista esquerda trabalhando o barro num torno movido por seu pé. Contador de causos, voz grave, linda. Sempre lembrando as coisas que aprendeu com seu avô. Senhor Tião Paineira. Estava com Setenta e nove anos quando nos abraçamos.

“Linda como a gota do orvalho na folha de inhame”.

Assim seu Tião define a beleza da mulher.
Cidade de Tiradentes nas Minas Gerais. Eu conheci o senhor Tião Paineira. Esse mundo é uma merda, mas há nele pessoas que deveriam viver para sempre, com a missão de ensinar ao resto do mundo o verdadeiro significado de ser humano. Gostaria de saber que seu Tião Paineira ainda vai a praça aos sábados"


Além disso nosso agora amigo Carlos Moraes nos apresentou, via facebook, o artista Fernando Campos Maia, vale a pena conhecer o trabalho do Fernando gente!!!!!


 Acho que por hoje é só, acabo com mais uma foto das quatro Marias, uma delas está por trás da máquina!!! E uma última de uma de nossas paixões coletivas: as pedras!!!