Projeto Lerelena

Projeto Lerelena

Em homenagem ao centenário do nascimento da poeta paranaense Helena Kolody iniciamos o Projeto Lerelena.

Nove poetisas do sul brasileiro se propoem ao desafio de ler relendo (ler helena) e interInvencionar. A proposta é confluir e colidir a nossa letra com a dela, helena. As interInvenções serão sempre sensibilizadas por poemas seus. Nesta primeira etapa partiremos de nove poemas que serão postados a cada sexta-feira.


Miragem no caminho (Helena Kolody)

Perdeu-se em nada,

caminhou sozinho,
a perseguir um grande sonho louco.

(E a felicidade
era aquele pouco
que desprezou ao longo do caminho.)



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Viagem da (des) coberta 6 - Quando acaba


(FOTO: Agata)


 As vezes uma imagem pode dizer muito, e as vezes um poema pode dizer tudo. A aranha, só, da Gruta da Lapinha em Lagoa Santa carregava em sua sombra este regalo da Maria Poeta moradora da ilha: Denise Vieira.  Isso só foi possível pois a parte superior da gruta é revestida de conchinhas do mar e eu me descubro...



Quando Acaba
                              
                              Denise Vieira

  Essa foi a primeira noite que fui sozinha pra cama
  sem estar de mãos dadas contigo.
  Tu sentaste na poltrona e ficaste me olhando.
  Talvez a contemplar a minha dor...
  E eu podia sentir, como a presença
  densa de um morto que acaba de partir.
  Deitei de lado.
  Frágil.
  Desejei dormir.
  E eis que me descubro
  como sempre estive:
  só!



Nenhum comentário: