Projeto Lerelena

Projeto Lerelena

Em homenagem ao centenário do nascimento da poeta paranaense Helena Kolody iniciamos o Projeto Lerelena.

Nove poetisas do sul brasileiro se propoem ao desafio de ler relendo (ler helena) e interInvencionar. A proposta é confluir e colidir a nossa letra com a dela, helena. As interInvenções serão sempre sensibilizadas por poemas seus. Nesta primeira etapa partiremos de nove poemas que serão postados a cada sexta-feira.


Miragem no caminho (Helena Kolody)

Perdeu-se em nada,

caminhou sozinho,
a perseguir um grande sonho louco.

(E a felicidade
era aquele pouco
que desprezou ao longo do caminho.)



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Helena Kolody - Bonequinha de setim

 Ontem agora (eu amo minha bonequinha de setim)

Eu não havia ainda contado como conheci Helena Kolody. Eu Jo Ana, amante das palavras desde sempre, encontro uma foto, que para mim mais parecia um santinho, na caixa de fotos de minha avó Jahir. Esta é uma amiguinha de Ponta Grossa, professora como eu...... não casou, não teve filhos, mas escreveu poesia. Estas palavras nunca sairam de minha cabeça.... ela escreveu poesia, ela escreveu poesia, ela escreveu poesia. Muitos anos depois, muitos anos depois, perguntei a minha vózica qual era o nome de sua amiga poeta e então, só então ela abre minha primeira vez com Helena e eu sonho com Paisagem interior, seu primeiro livro.....

Ontem na casa de Rodrigo.... na casa do ontem..... encontro o santinho, ou melhor, a santinha e sua letra mimosa....

Agora na sala branca do escritório de meu pai, não posso fazer diferente, dedico esta postagem e este dia de hoje

À minha suave bonequinha de setim, você vózinha, mãe, mulher.....Jô...... Jahir.... te amo demais.


2 comentários:

Mafe disse...

Engraçado que ela se refira a vozica como boneca de setim, por que até no último respirar seus cabelos pareciam de ceda...
Estamos chegando perto de fazer um ano sem ela... ano passado neste momento estavamos nos limitando a visitas diárias de 5 minutos... mas como eram bons aqueles 5 minutos.. só queria mais cinco....
beijos Sis

Unknown disse...

Minha querida, o cabelo dela era de ceda e a pele parecia de pêssego, lembra...Penso nela sempre quando vejo você, sempre tão carinhosa.... você é minha mimosa hermanita....
beijos cheios de uma saudade dos 5 minutos que eu não tive...