Projeto Lerelena

Projeto Lerelena

Em homenagem ao centenário do nascimento da poeta paranaense Helena Kolody iniciamos o Projeto Lerelena.

Nove poetisas do sul brasileiro se propoem ao desafio de ler relendo (ler helena) e interInvencionar. A proposta é confluir e colidir a nossa letra com a dela, helena. As interInvenções serão sempre sensibilizadas por poemas seus. Nesta primeira etapa partiremos de nove poemas que serão postados a cada sexta-feira.


Miragem no caminho (Helena Kolody)

Perdeu-se em nada,

caminhou sozinho,
a perseguir um grande sonho louco.

(E a felicidade
era aquele pouco
que desprezou ao longo do caminho.)



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Viagem do (des) cobrimento - Inhotim - última parte


Hoje faço minha última postagem sobre a Viagem do (des) cobrimento realizada pelas Marias Brasileiras, Ágata, Ametista, Ônix e Lápis Lazuli. Ainda teria muito para escrever sobre nossa viagem modernista pelo Caminho Real em Minas, mas deixo algo (muito) para ser devaneiado por aqueles que assim desejarem....

Depois de Ouro Preto, Mariana, São João del Rei, Tiradentes, Congonhas, Lagoa Santa, Sete Lagoas, Codisburgo e Itabira nossa jornada termina em Brumadinho! Sim, você já ouviu falar? Se você é mineiro, carioca ou paulista provavelmente não apenas ouviu falar como já esteve lá, mas se você é catarina, paranaense ou gaúcho vai ficar maravilhado!!!!!!!! Leia mais sobre Brumadinho e veja como fica muito perto de Belo Horizonte!!!!

Como foi feita a escolha?

Ágata era muitas vezes nossa co-copilota e como tal, ficava lendo sobre coisas e lugares interessantes para conhecer, estávamos decididas a passar nosso último dia em Minas na capital, mas já sabíamos que ia ser frustante, afinal 1 único dia em BH!!??? Bom, no dia anterior Ágata resolve então fazer a grande revelação: Eu não ia falar nada, mas tem um lugar aqui perto que vocês vão morrer se não forem, Inhotim. Um Jardim Botânico com mais de 500 obras de arte contemporânea!!!!



Então não tinha outra coisa a fazer, nós Marias modernistas brasileiras tínhamos que sentir isso de perto!!!!

Sem palavras para Inhotim- Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico esse foi lugar, o lugar, o lugar de cada uma de nós!!!!
Ônix disse que ia levar as amigas todas e ia ter filhos só para poder ir com eles lá, gente isso é sério ela realmente disse isso!!!
Ágata não acreditava que só tinhamos 5 horas para ficar lá!!!!! Queria ver tudo, mas era impossível!!!!
Euzinha, Maria Ametista, pela primeira vez peguei um mapa de um lugar pensei, pensei e disse que não importava por onde começar, não importava o que ver, tudo era tudo! Não havia necessidade de escolher o melhor, não havia como escolher!!!!!!

Bom, claro que depois de algumas coisas sentidas cada Maria teve sua escolha.....


Como não posso falar de tudo, ai vão algumas preferencias:

Ametista:

Na Galeria Lagoa uma exposição temporária dos artistas Thomas Hirschhorn, Cinthia Marcelle e
 Chris Burden


Tudo a ver com nossas leituras e dúvidas ontológicas!!!! Não dá para esquecer!!! A melhor parte era uma aviso grande na entrada para os pais e ou responsáveis alertando sobre o conteúdo impróprio para menores, os pais não entendiam, liam e nem ligavam, e as crianças pequenas viam as fotos de partes mutiladas do corpo de pessoas... as fotos eram muito reais e as crianças vendo aquilo era hiperreal!!!!!! 

A obra do suíço Hirschhorn já esteve exposta na Bienal de São Paulo, em 2006, e reúne, num mesmo espaço, diversos materiais efêmeros e caóticos como papel, cadeiras, livros, vidros, fitas adesivas, pregos e fotos de violência explícita.


A obra de Chris Burden uma coisa!!!!!! Veja o vídeo!!!

Vou fazer esta postagem em duas partes, ok....
Não esquecerei das preferências de Ágata e Ônix!!!!!  



Nenhum comentário: